segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Conselho de Turma

O início das actividades de cada dia de trabalho faz-se em conselho de turma como forma de acolhimento. Cada dia encerra com uma breve reunião para balanço do dia. (grelha de registo do plano do dia e respectivo balanço). É nesse primeiro tempo que se preparam as áreas de trabalho e se apresentam produções. Por vezes é da apresentação de trabalhos que surgem projectos e conteúdos para serem trabalhados. 
À Sexta-feira o Conselho prolonga-se por quase toda a segunda parte da aula, é o Conselho Cooperativo ou Assembleia. Aqui o Diário de Turma é lido e debatem-se as ocorrências positivas e negativas. Recolhem-se opiniões dos que querem ajudar a clarificar os factos e os comportamentos sociais. Apreciam-se propostas para planos futuros. Avaliam-se e distribuem-se as tarefas.
  Por eleição há um Presidente e um secretário que, com a ajuda do professor orientam o conselho.
Segundo Sérgio Niza (1991) o Conselho de Cooperação Educativa é uma instância não somente de partilha de poder, mas de exercício directo da participação democrática na escola e motor do desenvolvimento moral ( para a cooperação através da cooperação) e do desenvolvimento social e cívico( pela promoção do auto controle e da construção das normas e dos valores democráticos vividos numa instituição educativa auto regulada por consensos negociados) Niza Sérgio(1991). O Conselho tendo como motor o Diário de Turma, e como suporte os restantes instrumentos de registo e pilotagem, é pois um momento privilegiado de formação cívica e de participação directa em toda a vida escolar, avaliação, planificação e regulação (instituição de regras).

Sem comentários:

Enviar um comentário