Dado o importante papel desempenhado por este mapa de registo colectivo em toda a vida do grupo, vamos reflectir um pouco sobre ele.
O Diário de Turma é pois um instrumento mediador e operador da regulação social do grupo e do processo de negociação permanente que uma educação cooperada pressupõe. É constituído por três colunas: GOSTEI , NÃO GOSTEI, SUGESTÕES . A leitura do Diário permite-nos ficar a saber o perfil do grupo e dos seus valores, da vida afectiva e social da turma e da Escola. É da análise dos conteúdos expressos que, em cooperação, poderemos ir criando novas regras, melhorar comportamentos e crescer para a vida. É também, a partir das sugestões que, muitas vezes surgem muitos projectos de trabalho. Aqui há um papel importantíssimo do professor de estimular as crianças a escrever, ou solicitar ajuda para escrever, dando o exemplo e nunca deixando cair este mapa de registo. Cada um escreve o que quer e quando quer. Tem que assumir o que diz, datando e assinando. Este instrumento de registo encontra-se afixado em local bem visível acessível a todos os alunos.
Sem comentários:
Enviar um comentário